terça-feira, 3 de maio de 2011

O Chamamé tem morada em Campo Grande

Setembro de 2008 foi a data da fundação do Centro Cultural do Chamamé em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Sua fundação deu-se por inciativa de quatro homens : Orivaldo Mengual (radialista), Coquimarola (músico argentino), Elinho do Bandoneón (músico campo-grandense) e Orlando Rodrigues (entusiasta) - todos  movidos por uma única paixão que tinham em comum, o chamamé.
O Centro Cultural do Chamamé representa um espaço onde não só o chamamé é reverenciado, mas outros ritmos fronteiriços que constituem a Identidade Musical do estado como a polca paraguaia e a guarânia.
O Centro Cultural realiza todo dia 19 de cada mês ENCONTROS com músicos e aprecidadores. Essas reuniões tem como objetivo a fruição dos ritmos fronteiriços assim como a construção de um espaço onde se vive a cultura chamamezeira.
É oferecido no Centro Cultural aulas de bandoneón e de violão. Os ENCONTROS são regados a comida da culinária regional como arroz-de-carreteiro, guisado de mandioca com carne seca, sopa paraguaia entre outros.
Hoje o Centro vem ganhando grande visibilidade pelo trabalho que vem realizando em prol da cultura sul-matogrossense. O CCC participa de eventos como feiras agropecuárias, realiza festivais e é notícia na imprensa do estado. 
Todo esse espaço que o Centro Cultural do Chamamé vem conquistando mostra que os ritmos fronteiriços  tem papel marcante  na constituição da Identidade Musical do estado .


Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir